quantiQ

20ª FEICON BATIMAT

30/03/2012 - 11:03

Evitar gargalos nos canteiros de obras é desafio do setor de construção civil.

O processo Lean de construção pode reduzir os gargalos nos canteiros de obras e diminuir prazos e custos - o posicionamento é do presidente do Lean Construction Institute do Brasil, Antonio Conte. Durante palestra nesta quinta-feira (29), no Núcleo de Conteúdo da 20ª Feicon Batimat, ele chamou atenção para o fato do modelo tradicional de obras ser focado na gestão de projetos, não na gestão de operações.

“O fluxo de produção, insumo e de informações deve ser previsto a cada dia e demandado do canteiro de obras. Não precisamos correr contra o tempo para atingir o prazo de entregas, apenas diminuir interrupções por falhas de planejamento, os chamados gargalos. Isso não é o que acontece no modelo tradicional”, destacou.

Para atingir esses objetivos, segundo o executivo, é de suma importância que o responsável pela obra estude o projeto junto com a construtora, pois o modelo Lean se baseia em um trabalho conjunto no qual todos participam, do dono do escritório, passando pelo engenheiro responsável até chegar aos estagiários.

Essa participação proativa da equipe inclui planos para evitar tempo ocioso da mão de obra em caso de imprevistos; autonomia; compartilhamento do controle de qualidade. “Para ser mais produtivo, sempre que houver alguma interrupção, a mesma deve ser compensada com algum outro trabalho para levar a obra adiante até que a situação seja normalizada”, reforçou ele.

Para Conte, o contrato por desempenho é mais viável que o contrato por preço unitário de mão de obra e sempre deve ser levado em conta a sequência de atividades, o ritmo das obras e a finalização do projeto para se definir o número adequado de funcionários, prazos e ordem de atividades. No Brasil, apesar de estar disponível desde 1994, o processo Lean ainda é subaproveitado nas construções.

Hoje é o último dia de palestras do Núcleo de Conteúdo da 20ª Feicon Batimat, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e contará com um curso prático de como obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design http://pt.wikipedia.org/wiki/Leadership_in_Energy_and_Environmental_Design) ministrado pelo Green Building Council.

Mais informações:

FEICON BATIMAT
Data: de 27 a 31 de Março de 2012
Horário: Terça à sexta das 10h às 19h - Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo
www.feicon.com.br
Facebook: www.facebook.com/home.php#!/pages/Feicon-Batimat/131751203558968
Twitter: @feiconbatimat

  Mais notícias