quantiQ

Fita isolante da Avant é testada e aprovada pelo Inmetro

09/04/2012 - 14:04
Fita isolante da Avant é testada e aprovada pelo Inmetro

Com qualidade reconhecida, a linha de fitas isolantes Avant foi desenvolvida para ser utilizada em isolamento de fios e cabos elétricos, proteção mecânica em cabos de ferramentas e manutenção em geral de instalações elétricas.

Utilizada por eletricistas e por quem costuma fazer pequenos reparos em fios, cabos e tomadas, a fita isolante faz parte do kit básico das instalações elétricas. Por isso mesmo, sua qualidade e segurança devem ser não apenas eficientes, mas também comprovadas. É o caso da fita isolante da Avant, testada e aprovada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão responsável pela comprovação da conformidade dos produtos, oferecendo confiança à sociedade.

As fitas isolantes Avant passaram por análises de resistência a tração e alongamento, adesão, rigidez dielétrica (isolante) à temperatura ambiente e teste de chama no Instituto Tecnológico de Ensaios (ITEN), localizado em Osasco (SP) e acreditado pelo Inmetro para ensaios neste tipo de produto.

Na análise de rigidez dielétrica, as fitas são testadas quanto ao isolamento dos contatos elétricos. Para verificar o alongamento e o ponto de rompimento são realizados testes de ruptura. No quesito adesão, é verificado se a fita adere, pois a mesma não pode desenrolar com facilidade e, no teste de chama, simula-se um princípio de incêndio, e a fita é testada quanto à não propagação do fogo. Com resultados positivos em todos os itens, o consumidor pode utilizar a fita isolante Avant sem medo de acidentes.

“Numa instalação elétrica, para que o circuito funcione perfeitamente, conexões e emendas devem estar muito bem isoladas, evitando falhas que podem comprometer o circuito elétrico como um todo, por isso a importância da qualidade da fita isolante”, explica Gilberto Grosso, Lighting Professional e Diretor Comercial da Avant.

  Mais notícias