quantiQ

Setor de silicones quer aprimorar regulação

30/07/2015 - 09:07

Fabricantes trabalham na definição de normas técnicas para melhorar segurança de fios e cabos

A Comissão Setorial de Silicones, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), está trabalhando no biênio 2015-2016 para aprimorar a regulação que envolve aplicações de silicone em fios e cabos.  Constituída pelas fabricantes Wacker Química, Bluestar Silicone e Dow Corning, a Comissão está colaborando no processo de normatização de fios e cabos, visando melhorar a segurança dos consumidores, em conformidade com diversos regulamentos.

Essa iniciativa dos fabricantes tem como base estudos de mercado e tendências na área de fios e cabos e pretende colocar o Brasil, em termos de regulação, no mesmo patamar de Estados Unidos, Europa e Ásia.

Por ser um material resistente a altas temperaturas, a borracha de silicone protege os fios e cabos de forma mais eficiente,  minimizando risco de fogo na camada de proteção, quando expostos à sobrecarga de energia. Para algumas aplicações existe a regulação do uso de borracha de silicone e, para outras, não.

A intenção é aumentar o número de aplicações que levam borracha de silicone, melhorando a resistência a altas temperaturas com os fios protegidos com silicone. Com isso, melhoraria a segurança para consumidores de alguns mercados industriais tais como motores, fornos e estufas, explica Irineu Bottoni, coordenador da Comissão.

A indústria de silicone para uso industrial ainda precisa de alguns ajustes. “É um processo um pouco demorado, mas estamos no caminho certo”, afirma Irineu Bottoni.

Estudo desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sobre o Potencial de Diversificação da Indústria Química, identificou que alguns segmentos químicos no País, quando comparados aos seus pares em outros países, apresentavam lacunas no campo regulatório.

  Mais notícias