quantiQ

Empresas Artecola estão entre as mais promissoras multinacionais brasileiras

18/08/2015 - 17:08

Revista Forbes Brasil, edição de uma das publicações mais influentes do mundo em negócios e economia, destaca desempenho da companhia entre apenas 10 indústrias do país

Competir em condições de igualdade com seus concorrentes no cenário internacional não tem sido uma tarefa fácil para as empresas brasileiras. Mesmo assim, algumas delas têm conseguido se impor em seus mercados. É o caso das Empresas Artecola, considerada uma das mais internacionalizadas do país, e que agora ganha destaque também na mídia internacional. A indústria, que tem sua Matriz em Campo Bom/RS, figura em uma lista da revista Forbes Brasil como uma das 10 mais promissoras multinacionais de origem brasileira. A revista é uma edição nacional da renomada Forbes norte-americana, considerada uma das mais importantes publicações de economia e negócios do mundo.

Na nova edição, a Forbes Brasil ressalta o cenário de dificuldades da economia brasileira, e aponta as Empresas Artecola como um exemplo de companhia do país que compete em condições de igualdade com gigantes mundiais. “A internacionalização dos nossos negócios não é um acaso, ou algo recente. É fruto de um longo planejamento estratégico e que se consolidou ao longo dos anos, a partir do comprometimento de toda a equipe com os objetivos propostos”, afirma o Presidente Executivo das Empresas Artecola, Eduardo Kunst. “Mesmo com dificuldades no cenário nacional, nossa presença mundial mostra que a estratégia foi acertada, pois estamos conseguindo nos manter competitivos e em constante evolução”, comemora.

Ao lado de gigantes de outros setores na lista da Forbes, as Empresas Artecola tem sua história retratada nas páginas da revista. A publicação destaca que a indústria gaúcha tem atuação em diversos setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, transportes, energia eólica, segurança do trabalho, construção civil, entre outros, e com três negócios bem definidos: as operações Artecola Química (negócio original, que produz adesivos e laminado e, em 2015 já tem 60% de sua receita liquida proveniente de mercados externos), MVC (plásticos de engenharia) e Arteflex (equipamentos de proteção individual).

Outro ponto destacado pela Forbes é o crescimento da receita das Empresas Artecola, que alcançou R$ 1,07 bilhão em receita líquida em 2014, 67% a mais que no ano anterior. A revista ainda lembra a presença mundial da companhia, com 20 plantas industriais em sete países: Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, México e, com uma joint venture, na China.

A publicação também ressalta o perfil de atuação da empresa, que desde sua fundação por Francisco Xavier Kunst, em 1948, tem a inovação, a internacionalização e a responsabilidade social como principais nortes. Mais informações sobre as Empresas Artecola podem ser obtidas em www.empresasartecola.com.br.

  Mais notícias