quantiQ

Inovação, eficácia e sustentabilidade na construção civil

18/08/2015 - 17:08

Empresa catarinense tem projeto aprovado pela Finep

A Rôgga Empreendimentos, construtora e incorporadora com atuação em Santa Catarina, teve aprovado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) um projeto de R$ 17,5 milhões para inovação na construção civil. Sustentabilidade é a palavra-chave do projeto, inédito e pioneiro no segmento no Brasil.

A partir de processos construtivos de vanguarda, serão desenvolvidos produtos com maior qualidade, maior competitividade e maior eficiência ambiental. Ao todo, serão cinco etapas de implantação, com duração total de 18 meses. “É um projeto concebido para reduzir a quantidade de desperdício de tempo e materiais, com maior qualidade, pois a obra passará a ser uma montadora e uma integradora. Isso aumentará a competitividade da construtora no mercado. Poderemos montar até seis torres simultaneamente em diferentes endereços e com a mesma eficiência, qualidade e eficácia”, explica Gerson Castanho, gerente de engenharia da Rôgga.

O projeto aprovado vai agregar valor para o cliente com o aumento de 24% da área privativa do apartamento, preço competitivo e uma melhor previsão do tempo e custo de construção. Ainda inclui um planejamento sustentável tanto na gestão da obra quanto no produto final, atendendo critérios de eficiência ambiental. A previsão é reduzir em até 80% a geração de entulhos e desperdícios na obra.

Para a realização do projeto, a construtora pretende contratar cerca de 30 profissionais, entre especialistas, mestres e doutores. “Já definimos o produto, realizamos o projeto das torres e estamos na fase de melhoria no processo do custo do produto”, informa Castanho. A Rôgga também está implantando o Centro de Preparação e Logística, com uma área de 2 mil m², instalado no Perini Business Park, em Joinville (SC), para dar uma estrutura adequada aos novos sistemas e processos construtivos.

  Mais notícias