quantiQ

Gestão de Resíduos da Construção Civil tem nova regulamentação

18/08/2015 - 17:08

A resolução foi apresentada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e complementa a Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) alterou no final de julho as regras que estabelecem os critérios, diretrizes e procedimentos para a Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil. A alteração foi feita através da Resolução n° 469, que inclui na Classe B (Resíduos Recicláveis) as “embalagens vazias e tintas imobiliárias e gesso” no rol de materiais previstos na categoria.

Para dar efetividade à regulamentação, o CONAMA determinou que as embalagens devem ser submetidas ao sistema de logística reversa, um dos requisitos da Lei n° 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - documento que contém instrumentos importantes e permite avanço no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Dentre as principais diretrizes do plano está a Logística Reversa, que prevê o retorno de materiais para a indústria com o objetivo que estes sejam novamente utilizados pelo fabricante.

Iniciativas Privadas

Em busca de se adequar às normas propostas pela PNRS, a indústria têm apresentado soluções que garantem não apenas a diminuição de resíduos, como também a sustentabilidade e economia no bolso do consumidor. Um exemplo deste esforço é o da Cimentolit. Com capital 100% nacional, a empresa, situada no interior de São Paulo, desenvolveu uma linha de Argamassas chamada “Piso Piso” que permite a sobrepor o revestimento na hora da reforma. A linha conta com três tipos de argamassas, duas delas voltadas à área interna e externa e a terceira para atender a crescente demanda do consumidor por porcelanatos.

A empresa também criou uma identificação nas suas embalagens para mostrar ao consumidor e ao profissional a quantidade exata de água que deve ser utilizada para se obter um melhor rendimento do produto. “A Cimentolit se preocupa em desenvolver produtos com a máxima qualidade, sempre buscando a sustentabilidade e a melhoria dos processos. Estas são iniciativas que visam trazer benefícios ao consumidor, além de promover agilidade e ganho de tempo do profissional, o que garante uma obra limpa, sem a geração de entulho, além de uma economia a partir de 25% na reforma” afirma Bruno Badan, diretor comercial da marca.

  Mais notícias