quantiQ

Sustentabilidade nas práticas construtivas

14/09/2015 - 11:09

Rôgga investe mais de R$ 18 milhões em inovação e intensifica acordo tecnológico com a Broad Homes, empresa chinesa referência no setor

A Rôgga Empreendimentos, atuante em Santa Catarina, investe, em 2015, na implantação do Rôgga Edifícios Sustentáveis (RES), adotando um novo processo construtivo, que se inicia na concepção do projeto, vai ao canteiro de obras e se reflete no edifício finalizado. Seu objetivo é desenvolver empreendimentos projetados com soluções de sustentabilidade, a fim de garantir maior qualidade, maior competitividade e maior eficiência ambiental. Mais de R$ 18 milhões serão investidos em pesquisa, qualificação, desenvolvimento de pessoas e de tecnologias inovadoras.

Aliando tecnologia e inovação, a Rôgga substitui o processo artesanal para utilizar processos padronizados com tecnologia de vanguarda, para trabalhar com mais qualidade e redução de custos e de recursos naturais. Parte do investimento é o Centro de Preparação e Logística (CPL), localizado em Joinville (SC), no condomínio industrial Perini Business Park, em uma área de 2 mil m² destinada à industrialização do processo construtivo. No CPL, será feita a produção de partes do edifício com alta precisão e que permitirá a construção de edifícios em tempo reduzido e dispensa insumos utilizados em canteiros de obra convencionais, como o desperdício de madeira, água, e energia, reduzindo em 80% de resíduos ao final da obra.

Acordo de cooperação tecnológica

Os produtos industrializados no CPL estão sendo desenvolvidos em parceria com uma equipe de engenheiros especialistas da empresa Broad Homes, uma das mais importantes empresas no setor de construção civil da China, referência na construção de edifícios ambientalmente corretos. As duas empresas firmaram acordo de cooperação tecnológica em abril. No final de agosto, uma comitiva, constituída por executivos, engenheiros e pelo presidente da Broad, Jim Lok, vieram ao país para intensificar a parceria.

As tratativas começaram em outubro de 2014, com a primeira visita à fábrica e a alguns empreendimentos da empresa chinesa. Em abril deste ano, diretores da Rôgga estiveram novamente na China visitando as instalações. O diretor-presidente da Rôgga, Vilson Buss, afirma que a aproximação com a empresa poderá resultar em investimentos no país, além da transferência das melhores práticas construtivas da Broad para a construtora joinvilense. “A Broad é referência global na construção de edifícios sustentáveis, com geração mínima de resíduo, na faixa de 1%, enquanto no Brasil a média de perdas é de 20% ou mais”, ressalta Buss.

  Mais notícias