quantiQ

MC-Bauchemie oferece tecnologia de última geração para concretos autocicatrizantes

27/10/2015 - 10:10

Os aditivos de concreto para autocicatrização contribuem para aumentar a vida útil das estruturas, sendo alternativas viáveis e práticas para as construtoras e proprietários na a manutenção das obras

O concreto é, hoje, o material mais utilizado no mundo em obras de construção civil, devido à sua alta durabilidade e às inúmeras possibilidades de utilização. Porém, mesmo com uma vida útil longa, as obras de concreto precisam de manutenção, pois as intempéries afetam as estruturas, causando trincas e fissuras, que podem evoluir com o tempo, o que compromete a aparência arquitetônica, a utilização e até mesmo a segurança dos usuários.

Para auxiliar as construtoras e os proprietários das construções na solução dos problemas de durabilidade de suas estruturas, a MC-Bauchemie, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, apresenta soluções inovadoras, como a tecnologia de concretos autocicatrizantes de última geração.

O produto Xypex Admix C-500 NF é um aditivo cristalino que deve ser dosado no concreto autocicatrizante, proporcionando o selamento de fissuras de até 0,4 mm, causadas, por exemplo, pela retração autógena ou pela secagem. O mecanismo autocicatrizante é disparado no momento da penetração da água pela fissura, sendo que a reação de recuperação ocorre em 21 dias. Seu diferencial de mercado é que o produto é normalizado pela ACI 212.3R-10 / 2011 - Report on Chemical Admixtures for Concrete, como um aditivo redutor de permeabilidade em condições hidrostáticas (PRAH). Característica essa que se diferencia de substâncias químicas hidrofóbicas ou hidrorepelentes (PRAN).

Os aditivos cristalinos resistem à penetração de água sob pressão hidrostática e, assim, se constituem como o produto mais efetivo, com vantagens claras em relação à capacidade de selamento de fissuras, eficiência à longo prazo e aumento da durabilidade e manutenibilidade da estrutura de concreto. Pesquisas com o aditivo cristalino provam seu potencial como fundamento da tecnologia dos concretos autocicatrizantes.

Estas soluções são resultado de pesquisas da MC, com foco no desenvolvimento da tecnologia dos concretos autocicatrizantes para responder ao desafio enfrentado por engenheiros civis em todo o mundo, solucionar as fissuras e trincas. “Estamos sempre nos dedicando a desenvolver soluções capazes de contribuir para ampliar as funcionalidades e solucionar problemas apresentados pelos diferentes tipos de concreto de maneira prática e eficiente. Esta dedicação nos permitiu o desenvolvimento destes produtos inovadores e muito bem aceitos no mercado mundial”, afirma Emilio Takagi, gerente da MC-Bauchemie no Brasil.

Takagi reforça que esta solução possibilita um mecanismo de manutenção permanente da estrutura de concreto, fazendo com que amplie ainda mais sua durabilidade e que os danos sejam reduzidos. “Essa é uma tecnologia inspirada no funcionamento do nosso corpo humano, que sabemos que é capaz de se recompor sozinho de pequenos machucados e arranhões. Do mesmo modo, o concreto autocicatrizante, é capaz de se selar fissuras sem intervenção do homem”, explica o executivo.

Esses aditivos da MC são extremamente funcionais em estruturas sujeitas a agressões externas, que sofrem com as interferências climáticas diversas. Estruturas industriais, transportes e aeroportuárias que sofrem bastante com estas ocorrências, já estudam sua utilização.

“É preciso lembrar que materiais autocicatrizantes já estão sendo utilizados em outros setores, como em pinturas de carros e celulares e até na engenharia eletrônica com circuitos integrados autocicatrizantes. Este é um conceito que tende a se desenvolver cada dia mais”, complementa Takagi.

  Mais notícias