quantiQ

Produção, vendas internas e consumo aparente de produtos químicos crescem no 1º trimestre

07/05/2012 - 10:05

Os volumes de produção, vendas internas e consumo aparente deprodutos químicos iniciaram o ano com resultados favoráveis, informa o RAC(Relatório de Acompanhamento Conjuntural) da ABIQUIM - Associação Brasileira daIndústria Química. No primeiro trimestre, a produção aumentou 11,65% em relaçãoa igual período do ano anterior e as vendas internas cresceram 12,69% na mesmacomparação. Os dados de produção e vendas no período são os melhores da sériehistórica acompanhada pela entidade. O consumo aparente nacional teve umaumento de 6,9%, nos três primeiros meses do ano, em comparação ao mesmoperíodo de 2011. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 8,43%.

 A ABIQUIM ressalta que esse comportamento deve-seà fraca base de comparação, principalmente pelo “apagão” de energia elétrica queatingiu o Nordeste do País em fevereiro de 2011 e afetou significativamente aprodução das empresas da região. Além disso, o aquecimento da demanda nomercado interno deve-se também ao melhor ambiente econômico e ao efeito da recomposiçãode estoques na cadeia. Houve, ainda, antecipação de compras em algumas cadeias,devida a alta dos preços no mercado internacional. No primeiro trimestre doano, o índice de preços aumentou 4,59% em relação ao mesmo período do anoanterior. Nos últimos 12 meses o índice subiu 12,04%.

 Segundo a diretora técnica de Economia e Estatística da ABIQUIM,Fátima Giovanna, as inúmeras oportunidades que a elevaçãoda demanda interna tem trazido ao País têm sido aproveitadas por fatias cadavez maiores de produtos importados. “De 2011 para cá, essa situação tem seagravado devida a diminuição da demanda mundial por produtos químicos, que temgerado excedentes importantes, estímulos às importações que alguns estadosconcedem em detrimento da produção em estados vizinhos e o câmbio altamentefavorável às importações. Destaque deve ser dado à questão do encarecimento dasmatérias-primas no mercado interno, especialmente o gás natural, enquanto emalguns países, como Estados Unidos, em decorrência do advento do shale gas, houve forte redução dospreços do gás natural, com retomada da produção e atração por novos investimentos.Uma preocupação crescente é a de que os investimentos, altamente competitivosno mercado americano, hoje vão se transformar em produtos para importaçõesbrasileiras, vindas dos EUA daqui aalguns meses, pressionando a já deficitária balança comercial de produtosquímicos”, ressalta Giovanna.

 A ABIQUIM avalia que as medidas anunciadas recentemente no âmbitodo Plano Brasil Maior, bem como o lançamento dosConselhos de Competitividade, demonstram a preocupação do Governo com a perdade competitividade da indústria. A entidade está confiante de que as discussõesrealizadas no âmbito dos Conselhos certamente se refletirão na adoção demedidas que deverão dar fôlego à indústria.

  Mais notícias