quantiQ

Centro Universitário Senac lança curso de Engenharia Civil

27/10/2015 - 10:10

A formação será calcada em quatro pilares: serviços, sustentabilidade, inovação tecnológica e empreendedorismo

A Engenharia Civil está presente em todo o processo de projeto, gestão e operação de imóveis em construção, infraestrutura e recuperação, além de atividades referentes a estradas, aeroportos, sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento, e serviços correlatos, sendo a região Sudeste o principal mercado para a profissão, segundo o Guia do Estudante. Foi com esta visão que o Centro Universitário Senac - Santo Amaro formatou a nova opção de curso, que está com inscrições abertas para vestibular até o dia 22 de novembro.

A instituição, que recentemente recebeu nota máxima em recredenciamento do Ministério da Educação (MEC), optou pela oferta de cursos de engenharia baseada nas perspectivas de crescimento de mercado, bem como da falta de profissionais graduados na área. “Sabemos que, apesar dos desdobramentos da crise financeira internacional, o Brasil ainda continuará precisando investir em infraestrutura e serviços. Considerando a projeção continuamos apostando nestas formações”, explica Mônica Medina, gestora da área de meio ambiente do Senac.

O mercado de trabalho do engenheiro civil é bastante abrangente, e possibilita a atuação em todos os setores da economia, desde o primário (relativo às atividades como extrativismo, pecuária e agricultura), passando pelo secundário (toda a indústria de transformação) até o terciário (setor de serviços) e as organizações não governamentais. “Além disso, vale lembrar que, por sua capacidade de solucionar problemas, engenheiros são, tradicionalmente, profissionais contratados também para atividades que se imagina não serem típicas da engenharia, como, por exemplo, consultoria, marketing, vendas, recursos humanos ou administração, o que amplia sua empregabilidade”, ressalta Mônica.

A elaboração do projeto pedagógico contou com a assessoria do especialista Marcos Casado, conhecido por sua atuação na área de sustentabilidade e ex-diretor da Green Building Council Brasil (GCB), uma ONG de reconhecimento internacional que visa fomentar a indústria de construção sustentável. O curso proporciona sólidos conhecimentos tecnológicos, clara percepção das interfaces sociais, econômicas, políticas e culturais de atuação, habilidade para o trabalho interdisciplinar e para o gerenciamento de conflitos, com o desenvolvimento sustentável como sua principal referência.

A formação em Engenharia Civil do Centro Universitário Senac propõe o Projeto Interativo, que desenvolve aplicações em produtos com enfoque multidisciplinar. As aulas práticas de conteúdo básico, tecnológico e específico são realizadas em laboratórios, complementando as competências adquiridas em sala de aula e aproximando o estudante do mercado de trabalho, estando em sintonia com as linhas formativas e o Jeito Senac de Educar.

Linhas formativas

O Centro Universitário Senac tem o objetivo de promover uma educação motivadora e investigativa com práticas pedagógicas inovadoras e capazes de integrar as diversas áreas de conhecimento e disseminar valores essenciais para os alunos. Por isso, criou as linhas formativas, marcas institucionais vivenciadas durante o período acadêmico e que devem ser incorporadas na atuação profissional.

A primeira linha contempla a Investigação Científica e Autonomia, permitindo ao aluno desenvolver um pensamento crítico. Esta área agrega os projetos integradores, trabalhos de conclusão de curso, ensino a distância e programas de pesquisa. A segunda linha é de Empreendedorismo e Vivência Profissional, que proporciona ao estudante conhecer a realidade do mercado com experiências em sala de aula, laboratórios, empresas juniores, estágios, intercâmbios, concursos e competições a fim de formar profissionais ativos, criativos e empreendedores. A terceira linha, de Ética e Cidadania, tem como base a ideia de que, para ser um profissional completo, é preciso fortalecer estes valores, tendo em mente que, ao exercer as atividades deve-se primar sempre pelo bem-estar coletivo.

Alunos interessados em se inscrever para o vestibular devem acessar o site www.sp.senac.br/vestibular.

Serviço:

Inscrições para o Vestibular 1º semestre de 2016 do Centro Universitário Senac - cursos presenciais
Período: até 22/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 5/12
Resultado: 18/12
Matrículas: 21 e 22/12
Inscrições pelo site: www.sp.senac.br/vestibular
Informações: 0800 883 2000

  Mais notícias