quantiQ

BASF apresenta inovações que promovem sustentabilidade e produtividade na construção durante a Expo Arquitetura Sustentável

12/11/2015 - 17:11

Além do conforto, soluções garantem redução no consumo de energia, de água e menos resíduos de construção

A BASF está apresentando soluções e tecnologias, desenvolvidas para a indústria da construção civil, durante a Expo Arquitetura Sustentável 2015, realizada de 10 a 12 de novembro no Expo Center Norte. As inovações proporcionam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, com importante redução do consumo de água e dos resíduos de construção, além de garantirem maior produtividade e durabilidade da edificação com economia de tempo e recursos.

“A construção civil ainda é um dos setores que mais consomem recursos e geram resíduos. É preciso buscar alternativas inovadoras que possam melhorar a produtividade e o desempenho das edificações”, afirma Camila Lourencini, gerente da Estratégia para Indústria da Construção da BASF.

Com este propósito, a BASF criou a Casa Econômica, na zona Sul de São Paulo, usando como sistema construtivo o painel sanduíche de poliuretano, o Elastopor, em parceria com a Isoeste Construtivos Isotérmicos. Trata-se de uma solução inovadora para construir com mais rapidez, eficiência e durabilidade, promovendo redução do custo total.

A sustentabilidade também é garantida pela ausência de água em todo o processo produtivo do Elastopor, desde a fábrica até a instalação no local da obra. Como é um método industrializado, a construção pode ser feita em até metade do tempo, quando comparada aos processos tradicionais, e com uma redução de cerca de 40% na necessidade de mão de obra. A taxa de desperdício do material é de apenas 0,5%, o que representa oito vezes menos perdas do que o sistema tradicional.

A Casa Econômica foi construída ao lado da CasaE, Casa Ecoeficiente onde foram aplicadas 36 soluções desenvolvidas pela BASF, que proporcionam conforto térmico e acústico, sustentabilidade, com importante redução do consumo de água e dos resíduos de construção, além de garantirem maior produtividade e durabilidade.

Com as duas casas-conceito, a BASF pretende mostrar o impacto positivo que produtos inovadores podem trazer ao setor e tornar seus benefícios tangíveis. São abertas à visitação gratuita e a inscrição pode ser feita pelo e-mail casae@basf.com. Os visitantes da Expo poderão conhecê-las em visita técnica, no dia 13 de novembro.

  Mais notícias