quantiQ

Estudo da Fundação Espaço ECO comprova Ecoeficiência da CasaE

16/11/2015 - 13:11

Soluções permitem economia de energia, água, entre outros benefícios

O Estudo de Ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO confirma que a CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF, apresenta redução nos impactos econômicos e ambientais, se comparada a uma casa construída de forma tradicional. Segundo a análise, em seu ciclo de vida, a CasaE apresenta menor consumo de energia (17%), de água (64%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de  menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%).

Estes resultados foram obtidos a partir da análise dos ciclos de vida da CasaE e de uma casa tradicional, desde a extração dos recursos naturais para a produção dos materiais de construção,  passando pela obra, uso e manutenção durante 40 anos,considerando o local habitado por 5 pessoas. Foram avaliados 18 produtos em funções equivalentes. O estudo passou pela revisão crítica (Peer Review) do GP2 (Grupo de Prevenção da Poluição), grupo de pesquisa sobre Ciclo de Vida do Prof. Gil Anderi, do departamento de engenharia química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O período de retorno para recuperação do investimento no projeto da CasaE (payback),  é de 5 anos e 4 meses. Em termos financeiros, a manutenção e a mão de obra são os grandes diferenciais para a CasaE ser mais econômica, segundo o estudo. As inovações aplicadas na CasaE representam um gasto para aquisição, instalação e manutenção 21% menor que os produtos com funções equivalentes em uma casa convencional. Vale ressaltar que a fase de uso e operação, segundo literatura técnica, representa 80% do custo total de uma edificação tradicional.

A economia de recursos geradas por uma construção como a CasaE, em 40 anos, levando em conta o escopo do estudo, é bastante significativa:

Água - 64%

A redução no consumo de água consuntiva é de mais de 430 litros de água total, equivalente ao abastecimento de mais de 2 mil habitantes em um dia. Corresponde ao volume de água consumido em 443 banhos ou em 192 ciclos de uma lavadora de roupa.

Energia - 17%

A economia, de mais de 61MWh, é equivalente ao consumo energético de 10.759 residências em um dia ou ao de cerca de 29 residências em um ano.

Emissões de CO2 - 26%

A redução nas emissões totaliza mais de 14 toneladas de CO2-eq. Seria o total de emissões de um caminhão de 14 toneladas percorrendo 13 viagens de ida e volta entre São Paulo e Rio de Janeiro.

A CasaE reúne, em 400m2, 36 soluções desenvolvidas pela BASF e 29 parceiros, servindo como catálogo vivo para profissionais e estudantes que se interessam por inovações e tendências ligadas à indústria da construção, com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade. O espaço continua aberto à visitação monitorada gratuita, com inscrição pelo site www.casae.basf.com.br ou e-mail casae@basf.com.

  Mais notícias