quantiQ

Ministro da Fazenda e ministro de Minas e Energia confirmam presença no 20º ENAIQ

07/12/2015 - 17:12

Durante o 20º Encontro Anual da Indústria Química - ENAIQ 2015, serão divulgados os dados do desempenho da indústria química brasileira em 2015

No dia 11 de dezembro de 2015, a Associação Brasileira da Indústria Química - Abiquim realizará a 20ª edição do Encontro Anual da Indústria Química - ENAIQ 2015, no Grand Hyatt São Paulo. O evento, que reúne tradicionalmente um público de cerca de 600 pessoas, contará neste ano com a participação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, além do presidente da Frente Parlamentar da Química, deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS).

O ministro Joaquim Levy fará uma apresentação sobre o atual cenário econômico no Brasil. Já o ministro Eduardo Braga falará sobre as perspectivas da indústria química brasileira. O deputado federal Paulo Pimenta contará sobre a luta da Frente Parlamentar da Química no Congresso Nacional para garantir a competitividade da indústria química. 

Na ocasião, o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Carlos Fadigas, divulgará os dados referentes ao faturamento, participação no PIB e balança comercial do setor em 2015. Serão divulgados também os números do faturamento da indústria química neste ano por grupos de produtos - químicos de uso industrial; produtos farmacêuticos, fertilizantes; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; defensivos agrícolas; sabões e detergentes; tintas, esmaltes e vernizes; fibras artificiais e sintéticas; outros.   

O ENAIQ também promoverá um debate sobre as soluções da indústria química para um futuro sustentável, para o qual está confirmada a presença do diretor de Operações da Mercedes Benz, Wolfgang Hänle, e do membro do Comitê Executivo da Solvay, Pascal Juéry. A proposta é trazer representantes de segmentos importantes e estratégicos - clientes da indústria química - para que eles compartilhem suas visões do futuro, das demandas da sociedade e das inovações que contribuirão para os novos tempos com soluções mais sustentáveis.

Com foco na 21ª Conferência do Clima/Conferência das Partes - COP 21, que acontece de 30 de novembro a 11 de dezembro em Paris, França, o professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Sérgio Besserman Vianna, ministrará uma palestra na qual abordará os temas relativos à Conferência, com base nos ‘Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’ da ONU. O ambientalista e economista estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992.

Na sequência, Paul Hodges, presidente da International eChem e consultor da ICIS ministrará a palestra intitulada “Matérias-primas x Petroquímica: perspectiva de mercado”.

Haverá ainda a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2015, que prestigia a PD&I do País, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química que demonstrem inventividade e criatividade. Os alunos vencedores das Olimpíadas de Química também receberão uma homenagem e entrega de medalhas.

A 20ª edição do Encontro Anual da Indústria Química - ENAIQ 2015 conta com o patrocínio de Basf, Braskem, Nitro Química, Clariant, Columbian Chemicals, Deten, Elekeiroz, Nitro Química, Peroxidos do Brasil, Petrobras, Rhodia, Solvay Indupa, Vopak, White Martins, Clariant, Deten, Dow, Ingevity, Kraton, Lanxess, Oxiteno, Ultracargo, Unigel e Unipar Carbocloro.

Serviço:

20º Encontro Anual da Indústria Química - ENAIQ 2015
Data: 11 de dezembro de 2015
Horário: das 8h30 às 13h + Almoço
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo | Avenida das Nações Unidas, 13.301 - São Paulo (SP), 04578-000
Inscrições: www.enaiq.org.br

  Mais notícias