quantiQ

Abiquim encerra o 14º Congresso de Atuação Responsável e vê sucesso no resultado

16/05/2012 - 15:05

A 14ª edição do Congresso de Atuação Responsável foi bem-sucedida no objetivo de apresentar as novidades do Sistema de Gestão que trarão melhorias quanto aos requisitos em saúde, segurança e meio ambiente. O evento, com o tema “A Indústria química como pilar da sustentabilidade no Brasil”, apresentou painéis sobre os padrões sustentáveis de produção e consumo, mudanças climáticas, meio ambiente e gerenciamento responsável de produtos. Além disso, foram mostrados os mais recentes indicadores de segurança e meio ambiente da indústria química relativos ao período de 2004 a 2010.

O encontro reuniu cerca de 400 participantes entre dirigentes e colaboradores das indústrias químicas, como também representantes do setor público. Na ocasião o diretor do departamento de competitividade industrial do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alexandre Comim, fez elogios à indústria química brasileira. “Não conheço uma política de sustentabilidade setorial no Brasil como o Programa de Atuação Responsável, que é pioneiro, abrangente e contínuo”, explicou Comim. “A indústria química brasileira tem feito sua lição de casa ao longo dos anos e nos mostra resultados claros excelentes com relação às mudanças climáticas.”

Fernando Figueiredo, presidente executivo da Abiquim, salientou que o MDIC, “tem sido um excelente parceiro em todos os assuntos ligados ao desenvolvimento da indústria química brasileira”.

A indústria química foi apontada como parte integral da mudança que precisa haver na questão da sustentabilidade.  “A indústria química precisa transformar os programas e projetos de sustentabilidade em mudanças reais para o país”, afirmou a diretora de Qualidade Ambiental do Meio Ambiente, Sérgia Oliveira. “O Brasil tem que ter medidas amplas que redundem em progresso, desenvolvimento e qualidade de vida”, concluiu.

  Mais notícias