quantiQ

Grupo Solvay divulga resultados de 2015

26/02/2016 - 14:02

Faturamento alcançou 10,6 bilhões de Euros

O Grupo Solvay alcançou um faturamento de 10,6 bilhões de euros em 2015, registrando um crescimento de 4% em relação ao ano anterior, segundo anúncio feito hoje (25/2), na sede do grupo, em Bruxelas, Bélgica.

O Rebitda (lucro recorrente antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou 1,955 bilhão de euros, com uma elevação de 9,6% sobre 2014. O lucro líquido ajustado foi de 477 milhões de euros, contra um lucro ajustado de 156 milhões que foi registrado em 2014. Em 2015, o grupo obteve uma geração de caixa de 387 milhões de euros. Os resultados não incluem os dados financeiros da Cytec, cuja transação de compra pelo Grupo Solvay foi fechada em dezembro de 2015.

Segundo Jean-Pierre Clamadieu, CEO do grupo Solvay, a empresa obteve um excelente crescimento dos resultados, embora a sazonalidade habitual no quarto trimestre tenha sido mais intensificada em 2015, por conta principalmente dos ajustes enfrentados pelo setor de petróleo e gás.

“Os programas de excelência operacional do grupo continuaram a contribuir de forma importante para os resultados e, combinados com a questão do câmbio, mais do que compensaram os volumes mais baixos. Os investimentos para apoiar o crescimento do grupo atingiram o seu mais alto nível em 2015. E a transformação do nosso portfólio foi acelerada com a aquisição da Cytec para impulsionar nosso crescimento. A alta qualidade do portfólio junto com os nossos sólidos fundamentos nos dão a confiança para o futuro”, acrescentou Clamadieu. 

Em 2016, a Solvay prosseguirá com sua estratégia de transformação organizacional, através da atualização de seu portfólio e de reforço dos programas de excelência operacional, incluindo a inovação.  A integração da Cytec está sendo executada antes do previsto e uma prioridade é garantir o sucesso total desse projeto. Em paralelo, a Solvay vai intensificar seu foco na obtenção de cash flow sustentável.

Apesar do aumento da volatilidade nos mercados de commodities, que está sendo registrado desde o final de 2015, e outros ajustes de mercados, o Grupo Solvay espera um crescimento do REBITDA para 2016 na casa de um “dígito alto”.

Resultados no Brasil

No Brasil, onde também atua com a marca Rhodia, o Grupo Solvay obteve um faturamento em 2015 da ordem de 3 (três) bilhões de reais, com evolução positiva, apesar do fraco desempenho  enfrentado pela indústria nacional.

Os investimentos do Grupo Solvay no País mantiveram seu patamar histórico, alcançando 185 milhões de reais, que foram empregados em aumento de capacidade de produção, melhoria de processos produtivos, além de implantação de tecnologias e desenvolvimento de novos produtos.

O grupo, que atua na região da América Latina em diversas atividades do setor químico, com 11 unidades industriais (incluindo joint ventures e associações), registrou exportações de US$ 197 milhões, a partir de suas unidades brasileiras.

  Mais notícias