quantiQ

Solvay divulga resultados do primeiro trimestre de 2016

09/05/2016 - 16:05

EBITDA ajustado do Grupo alcançou 602 milhões de euros no período

O Grupo Solvay (dono da Rhodia) obteve um faturamento de 2,93 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2016, conforme anúncio feito pela companhia no início de maio. O EBITDA ajustado - lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização - subiu 2% no período, alcançando 602 milhões de euros. O lucro líquido ajustado no primeiro trimestre de 2016 foi de 192 milhões de euros.

Segundo Jean-Pierre Clamadieu, CEO do Grupo Solvay, a empresa cumpriu suas prioridades para o trimestre. “A integração tranquila e rápida das equipes e negócios da antiga Cytec como parte do Grupo Solvay nos deixa em boas condições para atingir nossas metas de sinergia, aumentadas recentemente. Nosso lucro cresceu em relação a níveis comparáveis de 2015, apoiado pelo nono trimestre consecutivo de um sólido poder de precificação, que contribuiu para uma margem recorde de 21%”, disse Clamadieu.

“Na área de Materiais Avançados,  nós compensamos os ajustes contínuos de estoque dos fabricantes de dispositivos inteligentes com o crescimento em outras aplicações. E na área de Formulações Avançadas, que continua a sofrer com a recessão do setor de petróleo e gás, adotamos medidas para aumentar a competitividade em todos os segmentos operacionais. Nosso foco reforçado no caixa, incluindo uma gestão mais eficiente de capital de giro e alocação seletiva de despesas de capital, resultou em uma melhoria substancial na geração de caixa e abriu caminho para atingir os nossos objetivos para o ano”, acrescentou Clamadieu.

Previsão para 2016

Com base nos resultados do primeiro trimestre e no atual ambiente macroeconômico internacional, o Grupo Solvay reafirma a sua expectativa de crescimento do EBITDA ajustado em um “dígito alto” em 2016, em comparação com o EBITDA pro forma de 2,37 bilhões de euros obtido em 2015. A expectativa é que este crescimento ocorra no final do período. O free cash flow deverá ultrapassar 650 milhões de euros, em torno de 30% maior do que o nível pro forma no ano anterior.

  Mais notícias