quantiQ

Livro mostra produção e talentos da arquitetura brasileira contemporânea

16/05/2012 - 15:05

Portobello lança no Brasil obra com perfis e projetos de 20 escritórios de arquitetura de todo o País.

A Portobello, empresa líder no segmento de revestimentos cerâmicos, lança no Brasil o livro “Arquitetura Brasileira”, que reúne perfis de 20 renomados escritórios de arquitetura de todo o País. Com 248 páginas e mais de 200 fotos e representações gráficas, a obra é uma iniciativa do Criar, programa de relacionamento com arquitetos especializados em grandes obras que visa trocar informações, oferecer serviços específicos e valorizar estes profissionais.

“A arquitetura é uma paixão da Portobello. Desde a construção de pequenos espaços até grandes cidades, as obras arquitetônicas são meios de expressão da cultura que refletem o modo de viver de uma sociedade. O arquiteto, que tem a inovação em sua essência, é quem interpreta e conduz a evolução desses espaços. O diálogo com esse profissional nos possibilita acompanhar e fazer parte do processo arquitetônico e, por esse motivo, valorizamos essa parceria como parte fundamental do desenvolvimento do nosso design”, afirma Cesar Gomes Junior, presidente da Portobello.

A idéia para o livro surgiu a partir de uma demanda comum dos profissionais participantes do Criar por uma maior exposição da arquitetura brasileira contemporânea no Brasil e no exterior. “O livro Arquitetura Brasileira é uma oportunidade concreta de mostrar a produção e o talento dos nossos parceiros arquitetos para o Brasil e para o Mundo. Nele, fizemos um verdadeiro retrato do que há de mais recente e inovador na arquitetura nacional que, ao longo das últimas décadas, desenvolveu uma identidade própria”, afirma Marcos Reis, gerente Nacional de Engenharia da Portobello e um dos idealizadores do livro. A obra, bilíngüe, teve seu lançamento no mercado externo realizado durante a Cersaie, maior feira cerâmica do mundo que ocorreu em Bolonha (Itália).

Cada seção do livro traz um perfil dos escritórios retratados e exemplos de projetos arquitetônicos representativos. “Folheando o material, podemos constatar bem o momento da construção civil nacional. São projetos residenciais e comerciais, públicos e privados, de todos os portes e finalidades, situados de norte a sul, alguns ainda em fase de construção ou de projeto. Também as influências e estilos são variados, muitas vezes aplicados de forma conjunta, evidenciando também na arquitetura o caráter mestiço de nossa cultura”, explica Marcos Reis.

Marcam presença no livro projetos conhecidos como Costa do Sauípe, Ed. Rochaverá Corporate Towers, Ed. Landmark, Brascan Century Plaza, Instituto Tomie Ohtake, Hotel Unique, dentre outros. O estado de São Paulo é representado pelos escritórios Sandra Pini Arquitetos (que apresenta no livro projetos como o Residencial Rua da Paz), Zanettini Arquitetura (com o Hospital São Luis Morumbi), Botti Rubin Arquitetos Associados (com o Berrini Building), Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados (com o Ed. Stadium), Aflalo & Gasperini Arquitetos Associados (com o Ed. E-Tower) e Ruy Ohtake Arquitetura e Urbanismo (com os já citados Hotel Unique e Instituo Tomie Ohtake). O lançamento oficial do livro em São Paulo será realizado dia 24/04, das 19h às 21h30, na Livraria da Vila, do Shopping Cidade Jardim.

  Mais notícias