quantiQ

Nova poliamida Ultramid contribui para isolamento térmico nos sistemas de janelas

21/07/2016 - 11:07

Componente melhora desempenho, funcionalidade e design, em substituição ao metal. Produto foi desenvolvido em cooperação com fabricante espanhol STAC Padrón

Um novo componente promete melhorar o desempenho, isolamento térmico, funcionalidade e design dos sistemas de janelas. O uso de fibras de vidro longas, reforçadas com a poliamida Ultramid LFX proporciona benefícios significativos quando comparadas aos materiais convencionais, ganhando pontos a mais por apresentar excelente resistência e boas propriedades de isolamento. O componente também permite um design de janela inteligente, leveza, além de substituir o metal na moldura da janela, o que elimina a possibilidade de corrosão.

Um bom isolamento está nos pequenos detalhes

Para que um novo edifício seja moderno e eficiente em termos energéticos, é necessário mais do que apenas o isolamento de uma grande área da fachada. Não menos importantes são os sistemas de janelas desenvolvidos de forma inteligente, o que significa pensar de forma criativa ou substituir materiais convencionais. Em cooperação com o fabricante de janelas espanhol, STAC Padrón, a BASF substituiu o componente feito de zamak (liga metálica), por uma fibra de vidro longa, reforçada com Ultramid melhorando o sistema significativamente. Ao usar as fibras de vidro longas, um perfil de performance superior foi criado, apresentando excelentes propriedades mecânicas, de acordo com Joaquim Perez Vidal, gerente de compras da Europa Ocidental na BASF, incrementando o isolamento da janela como um todo e contribuindo para uma construção sustentável. O desenvolvimento foi fruto de um trabalho conjunto: o novo design do componente, integrado ao perfil da janela, foi proposto pelo cliente STAC. A BASF calculou com precisão e otimizou o design com sua tecnologia de simulação Ultrasim. Em seguida, uma ferramenta protótipo foi criada para produzir o novo componente. A utilização das fibras de vidro longas foi um fator determinante e produziu os resultados idealizados. Vidal resume a conquista notável: "A aplicação explora plenamente os atributos do Ultramid LFX: excelente estabilidade em todas as temperaturas de aplicação, alta tenacidade, resistência à fadiga e boa separação térmica."

As construções do futuro: Componentes pequenos - efeito surpreendente

Ser capaz de substituir o metal na moldura da janela é uma vantagem real. "É possível reduzir os pontos térmicos fracos no design da janela, com efeito positivo no conforto no interior do ambiente", explica Javier Fernandez Cobian da STAC. "O produto Ultramid atende as altas exigências mecânicas e ao mesmo tempo, é livre de corrosão e extra leve. Graças à sua excelente qualidade de superfície lisa, a janela pode ser aberta e fechada com maior facilidade e isso é conseguido sem a aplicação de revestimento adicional. Isto também é vantajoso para o perfil ambiental do componente de plástico, pois não há necessidade de pós-tratamentos como proteção contra corrosão, sendo particularmente eficiente no processo de produção. Além disso, é mais leve do que os produtos convencionais e, consequentemente, reduz a energia consumida durante o transporte. Para o design da janela do futuro, ainda há várias oportunidades em termos de eficiência energética e sustentabilidade."

  Mais notícias