quantiQ

Empreendimento com selo de sustentabilidade LEED utiliza soluções da Placo em seus ambientes

02/08/2016 - 14:08

Empresa forneceu placas de drywall que ajudaram a garantir a certificação internacional ao Eurobusiness, edifício comercial construído em Curitiba (PR)

A Placo do Brasil, indústria de sistema construtivo a seco Drywall, mostra mais uma vez os benefícios do uso do material em projetos inovadores. O Eurobusiness, da construtora Engemática, é o primeiro edifício do sul do Brasil a receber o selo LEED Platinum, mais alta certificação internacional de sustentabilidade do mundo, e contou com o Drywall da Placo como importante componente para atingir esse objetivo. 

Uma série de medidas foi tomada para atender às rigorosas exigências da USGBC, maior autoridade na área dos edifícios chamados “verdes”, para a obtenção do selo. A obra conta com uma fachada desenvolvida de modo a reduzir a carga térmica; tem controle de luz automatizado, colaborando com a redução do gasto de energia; possui controle de medição e verificação de todos os sistemas que gastam energia; e ainda conta com equipamentos de alta eficiência que reduzem o consumo de água em até 84%. 

“O motivo da escolha pelo Drywall se deu por ser um sistema construtivo que gera menos desperdício de material, além de contribuir com a produtividade, organização, logística e limpeza do canteiro de obra onde é utilizado”, explica Carlos Caruy, gerente técnico, produtos e desenvolvimento da Placo. “Foi possível contribuir para que a obra gerasse uma economia  de 65% em descartes ao se optar pelo fornecimento de placas com medidas de 1,20 x 3,0 m”, afirma.

Segundo João Vitor Gallo, Engenheiro Ambiental da Petinelli - empresa de engenharia e consultoria técnica responsável pela Certificação LEED do Eurobusiness, o sistema drywall foi contabilizado para a obtenção da certificação no que se refere aos seus perfis metálicos, que ajudaram  na conquista dos créditos regionais e de conteúdo reciclado. “O drywall também foi útil devido à sua baixa geração de resíduos, uma vez que as chapas já vieram cortadas nos tamanhos corretos para utilização”, afirma.

Ao todo, o Eurobusiness conta com 23 mil m2 de placas de Drywall fornecidas pela Placo, o que aumentou a praticidade da obra e ainda contribuiu para a redução do impacto ambiental em um edifício que tem na sustentabilidade sua marca registrada.

  Mais notícias