quantiQ

Associação BlocoBrasil lança 2ª edição, revista e atualizada, do Manual de Desempenho Alvenaria de Blocos de Concreto

16/11/2016 - 14:11

Objetivo é facilitar o trabalho de projetistas de alvenarias com blocos de concreto para edificações

A cadeia produtiva da construção civil brasileira já pode baixar, a partir deste mês de novembro e gratuitamente, a segunda edição do Manual de Desempenho da alvenaria com blocos de concreto, cuja primeira edição foi lançada em agosto de 2015, então de forma pioneira entre os materiais tradicionais utilizados pela construção civil brasileira, a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) . Esse manual demonstra, por meio de ensaios realizados em sua maioria pelo IPT-Instituto de Pesquisas Tecnológicas e por prestigiosas universidades e laboratórios brasileiros, que os blocos de concreto atendem aos requisitos da NBR 15.575, a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, que entrou em vigor em 2013.

O manual, desenvolvido pela BlocoBrasil em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP),  é na realidade um guia com todas as informações sobre o desempenho da alvenaria com blocos de concreto, tratando dos aspectos ligados ao desempenho estrutural, resistência ao fogo, segurança de uso e operação, estanqueidade, desempenho térmico e acústico, além de especificações de durabilidade e manutenibilidade (relacionadas à manutenção) e impacto ambiental das paredes construídas com blocos de concreto.

Público-alvo

Todos os ensaios de desempenho apresentados no manual foram realizados com blocos de concreto fornecidos por fabricantes associados à BlocoBrasil e possuidores do Selo de Qualidade da ABCP, garantindo-se assim a unificação das características dos blocos. Assim, pode-se estender os resultados de desempenho obtidos a todos os fabricantes associados à BlocoBrasil. O manual tem como público-alvo construtoras, gestores públicos das áreas de habitação das três esferas de governo, arquitetos e engenheiros projetistas estruturais, entidades da construção civil, arquitetura e engenharia de todo o Brasil.

“O objetivo é facilitar o trabalho dos projetistas e especificadores de alvenaria com blocos de concreto, usados em paredes de vedação ou estruturais, quanto aos requisitos que as paredes de uma determinada edificação devem atender em relação às especificações da Norma de Desempenho, a ABNT NBR 15.575”, explica o engenheiro Ramon Otero Barral, presidente da BlocoBrasil.

A 2ª edição do Manual de Desempenho - Alvenaria com Blocos de Concreto pode ser baixado gratuitamente no site da BlocoBrasil: www.blocobrasil.com.br.

  Mais notícias