quantiQ

Wacker constrói nova planta para sílica pirogênica nos EUA

18/01/2017 - 17:01

Com uma capacidade anual de 13.000 toneladas métricas, a nova unidade de produção para sílica pirogênica complementa a cadeia de valor na localidade de charleston. Investimento de aproximadamente 150 milhões de us dólares e cerca de 50 novos postos de trabalho

A Wacker Chemie AG irá construir uma nova unidade de produção para sílica pirogênica da marca HDK na localidade de Charleston, no estado norte-americano do Tennessee. Esta notícia foi divulgada hoje pela empresa química com sede em Munique. A nova unidade, com uma capacidade anual de cerca de 13.000 toneladas métricas, deverá significar um investimento de aproximadamente 150 milhões de US dólares. Os trabalhos de construção serão iniciados no segundo trimestre deste ano, estando a sua conclusão prevista para a primeira metade de 2019. Prevê-se a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho na unidade de Charleston. A Wacker já produz polissilício hiperpuro para os setores de energia solar e de condutores em Charleston, onde emprega cerca de 650 funcionários.

"As capacidades adicionais fortalecem a nossa posição no mercado enquanto principal produtor global de sílica pirogênica e nos ajudam a atender à crescente demanda de nossos clientes”, afirmou o diretor executivo da Wacker, Rudolf Staudigl. “A nova planta é o próximo passo lógico para a conversão de Charleston em uma unidade de sílica pirogênica totalmente integrada no segundo maior mercado químico do mundo”, explicou, sublinhando a importância estratégica do investimento.

A nova unidade constitui um importante complemento da cadeia de fornecimento na localidade de Charleston. O principal subproduto da fabricação de polissilício é o tetraclorosilano. Este tem que ser convertido e novamente incorporado no ciclo de produção ou, através da sua transformação em HDK®, pode ser utilizado para agregar valor. A integração dos sistemas de produção de polissilício e HDK, conforme já operado nas unidades de Burghausen e Nünchritz, na Alemanha, permite à Wacker atingir a máxima flexibilidade no reprocessamento de tetraclorosilano, evitar a necessidade de descartar resíduos e, consequentemente, aumentar a eficiência do sistema de produção integrada como um todo.

A Wacker produz sílica pirogênica HDK em Burghausen e Nünchritz, na Alemanha, e em Zhangjiagang, na China. O grupo químico, com sede em Munique, é o terceiro maior fabricante mundial neste setor. O dióxido de silício amorfo ultrapuro em pó é utilizado como carga nos elastômeros de silicone e como aditivo de controle de reologia em tintas, adesivos, resinas de poliéster insaturadas e plastisóis. Também serve de agente antiaglomerante na indústria farmacêutica, de cosméticos e de processamento de alimentos.

Colunas de destilação na unidade de Charleston no estado norte-americano do Tennessee, onde a Wacker produz polissilício hiperpuro para o setor de energia solar. Na sua nova planta para sílica pirogênica, a Wacker pode transformar o subproduto de tetraclorosilano, resultante da fabricação de polissilício, em HDK para agregar valor.

  Mais notícias