quantiQ

Dow Brasil é nova parceira do Projeto Rio Cidade Sustentável

23/05/2012 - 09:05

Empresa vai fornecer tecnologias e solução de telhados frios para comunidades da zona sul do Rio a fim de promover melhorias habitacionais sustentáveis.

A Dow Brasil, indústria química que fornece mais de cinco mil soluções em plásticos, materiais avançados, químicos básicos e de performance, é a mais nova parceira do Projeto Rio Cidade Sustentável, sob a liderança do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Juntamente com a Hydronorth, a Dow Brasil vai oferecer capacitação aos moradores das comunidades pacificadas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, na frente de Melhoria Habitacional Sustentável, para aplicação da recém lançada linha Eco de produtos e revestimentos acrílicos sustentáveis que tem como carro chefe o Telhado Branco® - solução sustentável que ajuda no combate ao mofo e infiltrações e ainda promove conforto térmico, reduzindo em até 5°C a temperatura no interior das casas.

A solução Telhado Branco® é feita à base de água, com baixo composto orgânico volátil (VOC) e baixa emissão de CO² - características que não agridem o meio ambiente.  Fabricado pela Hydronorth com tecnologia e suporte técnico da Dow, o Telhado Branco® também protege as edificações contra o desgaste, reduzindo o custo de manutenção e prolongando a vida útil das construções. A Hydronorth, líder nacional no mercado de Resinas Impermeabilizantes, é especializada na preservação de ambientes e superfícies. Situada em Londrina, a fabricante é parceira da Dow nos negócios de tintas, revestimentos, impermeabilizações e coberturas.

“A sustentabilidade é um dos pilares da Dow. Nosso objetivo é mostrar que é possível fazer melhorias nas moradias das pessoas tornando-as mais sustentáveis de forma simples e eficiente”, afirma Lauro Rebouças, diretor da Dow Brasil para Novos Negócios no Rio de Janeiro.  “Na Rio+20, esperamos mostrar a adesão das comunidades e o retorno obtido com a aplicação da solução. Os telhados brancos das comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira mostrarão ao Rio de Janeiro e ao mundo como evitar a formação de ilhas de calor nas áreas urbanas, contribuindo para o conforto térmico e melhoria direta das condições de vida e saúde das comunidades”, completa.

“A Hydronorth tem como missão prover soluções inovadoras na preservação de ambientes e superfícies para garantir o bem-estar das pessoas. A parceria com a Dow no projeto Rio Cidade Sustentável, reforça nosso compromisso com a sustentabilidade através de uma tecnologia que  trará mais conforto às casas da comunidade”, afirma Matheus Gois, Vice-Presidente da Hydronorth.

O Rio Cidade Sustentável é um projeto de infraestrutura urbana e transformação social com foco em sustentabilidade, que articula poder público, empresas e moradores para melhorar a qualidade de vida das comunidades. O projeto reúne um grupo diversificado de empresas, que executam ações replicáveis de desenvolvimento sustentável em áreas urbanas. As frentes de atuação são: Melhoria Habitacional Sustentável, Infraestrutura Urbana Verde, Agricultura Urbana Orgânica, Turismo Comunitário, Sustentabilidade nas Escolas e nos Lares, Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento de Empreendedores Locais.

As sete iniciativas que compõem o projeto trabalham os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. A Dow se une a outras parceiras do projeto como: Itaú,  Bradesco, Phillips, Michelin, Votorantim, Goodyear, Souza Cruz, Vale, Even e Coca-Cola, com apoio do Sebrae e da Caixa Econômica Federal.

“A participação da Dow fortalece a rede de parceiros do projeto e amplia as ações conjuntas na frente de Melhoria Habitacional Sustentável. É uma empresa que tem visão estratégica de desenvolvimento sustentável a partir da ação articulada entre o setor privado, poder público e sociedade civil”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

  Mais notícias