quantiQ

Plásticos de engenharia da BASF prometem segurança nos disjuntores e eletroeletrônicos

01/11/2017 - 15:11

Maior variedade de disjuntores com o novo grade de Ultramid estão disponíveis mundialmente e são adequado principalmente para aplicações domésticas

A BASF está expandindo sua gama de PA (poliamida) com a inclusão de um novo grade retardante de chamas para uso nas indústrias de eletroeletrônicos e engenharia elétrica. O Ultramid® B3U31G4 impressiona no teste de incandescência, possui boas propriedades mecânicas e de processamento, sendo especialmente adequado para a fabricação de disjuntores de uso doméstico.

A BASF desenvolveu este grade para dois segmentos de mercado: disjuntores altamente especializados para aplicações industriais e domésticas. Os disjuntores protegem os circuitos e, em caso de emergência, cortam a fonte de alimentação de forma confiável em um milésimo de segundos, que pode acontecer tanto no evento de rápidos picos de energia, quanto no caso de carga contínua excessiva. Desta forma, os plásticos usados na fabricação destes disjuntores devem satisfazer aos altos requisitos em termos de propriedades mecânicas e comportamento perante ao fogo (teste de fio incandescente a 960°C). O Ultramid B3U31G4 passa neste teste crucial do fio incandescente, com uma espessura de parede de 1 milímetro.

Os disjuntores também precisam ser reutilizáveis após serem acionados, por exemplo, após um curto-circuito causado por operação incorreta ou por uma falha de montagem ou falhas de comissionamento. Isto significa que a carcaça do disjuntor deve suportar a energia que é liberada de forma explosiva. Só então que o interruptor pode ser desligado, após tal acionamento, e a função de proteção restaurada imediatamente. Devido à combinação de excelentes propriedades mecânicas com boa fluidez, o novo grade do Ultramid é adequado para esta aplicação.

O Ultramid B3U31G4 está disponível agora em branco e em vários tons de cinza. Outros grades de Ultramid para esta aplicação específica já estão em desenvolvimento - o lançamento global desses grades está programado para o primeiro semestre de 2018.

  Mais notícias